Share
Release

Um dos pioneiros na divulgação do reggae mundo afora, Jimmy Cliff foi também um dos primeiros pop-stars do chamado Terceiro Mundo. Nascido em 1948, começa a gravar em sua Jamaica natal com apenas 14 anos. Um ano depois já era contratado do selo local Beverley. Com seu terceiro compacto “Hurricane Hattie”, chega ao primeiro lugar da parada jamaicana.

Em 1965 Cliff muda-se para a Inglaterra e assina com a Island (a mesma que mais tarde teria Bob Marley entre seus contratados). A partir de então, começa a ganhar notoriedade. Bob Dylan declara que “Vietnam” era a melhor música de protesto que ele já ouvira. Paul Simon vai além: ruma para a Jamaica e com a mesma equipe de Cliff grava “Mother and Child Reunion”, considerado o primeiro reggae norte-americano da história.

A popularidade de fato viria nos anos 70 com a música “Wild World”, de Cat Stevens, que chega entre as dez mais da Inglaterra. Em 1972 Cliff entraria para os anais da música pop. Ao participar da trilha sonora e do filme The Harder They Come, de Perry Henzel, o cantor divulga de uma só vez a música e o estilo de vida jamaicanos para milhares de pessoas.

Nos anos 80, toca de novo no Brasil (já tinha vindo em 1969) e faz sucesso com “Reggae Night”, do disco The Power and the Glory, de 1984. Em 1990, aproveitando a aceitação de sua “Rebel in Me” nas rádios brasileiras, volta para mais alguns shows e acaba se fixando no país por alguns anos.

por BerCast

 



Jimmy Cliff



Web Hot Surfers